Feira de Ciências

Apresentação

Certamente um dos propósitos fundamentais das Feiras de Ciências é oferecer aos alunos dos ensinos médio e técnico uma oportunidade para que estes desenvolvam habilidades decorrentes de duas dimensões básicas do conhecimento: a teoria e a experimentação.

 

Todavia, em razão de dificuldades econômicas e de implementação, as Feiras de Ciências perderam espaço e chegaram a ser desativadas em muitas escolas. Com isto, esforços no sentido de se promover a realização de eventos desta natureza constituem-se em uma contribuição importante para o ensino pré-universitário.

 

A parceria entre as escolas e a universidade pode favorecer o ponto fundamental das Feiras de Ciências, que é possibilitar ao aluno uma vivência do processo de investigação científica e a conseqüente compreensão da sua importância e a formação do espírito científico do aluno.

 

Datas Importantes

 

Evento Datas
Inscrição de projetos Até 10/10/12
Exposição de projetos 19/10/12

 

Faça sua inscrição

Regulamento

1. O QUE É

 

A FECIT - Feira de Ciências do Instituto de Ciência e Tecnologia da Unifesp de São José dos Campos é um evento de âmbito municipal, que visa incentivar alunos da rede pública e particular do Ensino Médio e Ensino Técnico de São José dos Campos a desenvolver e apresentar projetos na áreas de ciências.

 

O objetivo principal deste evento é promover um estímulo a curiosidade, criatividade e a investigação científica, oportunizando uma troca de saberes ente os envolvidos e contribuindo com a construção do conhecimento.

 

Dentre os objetivos específicos, destacam-se:

- Estimular nos alunos o interesse pela Ciência, através da experimentação.

- Propiciar a efetiva interação entre o ICT - Unifesp e as instituições de ensino médio e técnico do município, em torno de uma proposta pedagógica comum  para o desenvolvimento das ciências.

- Fortalecer os vínculos entre a escola e a comunidade, através da realização da Feira de Ciências.

- Estimular nos alunos o desenvolvimento do método científico.

- Identificar e incentivar jovens talentos a seguirem carreira científica-tecnológica.

- Desenvolver e implementar atividades experimentais voltadas ao estudo de ciências e que apóiem a fixação dos conteúdos curriculares escolares.

- Incentivar a importância da multidisciplinaridade no desenvolvimento da ciência moderna.

- Iniciar atividades de extensão no sentido de se implantar espaços de divulgação científica e tecnológica.

 

Organizadores

A FECIT é promovida e organizada pelo Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo, Campus São José dos Campos.

 

Os envolvidos no evento são professores, técnicos administrativos em educação e alunos do Instituto de Ciência e Tecnologia.

 

A coordenação do evento está sob a responsabilidade do Prof. Manuel Henrique Lente, Doutor em Física pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é Professor Adjunto II do ICT.

Participação

3. PARTICIPANTES

 

Podem participar da FECIT estudantes da rede pública ou particular do município de São José dos Campos, que tenham entre 13 e 20 anos e que estejam matriculados no Ensino Médio ou Ensino Técnico.

 

4. COMO PARTICIPAR

 

4.1 Os projetos podem ser individuais ou em grupos de até três estudantes, devem ter um professor orientador da escola em que se encontra(m) matriculado(s) e se enquadrar em uma das categorias de ciências e suas respectivas subcategorias: Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra ou Engenharias (ver Anexo 1).

 

4.2 Cada estudante ou grupo poderá inscrever apenas um projeto.

 

4.3 No caso de grupo de estudantes, estes deverão organizar-se em equipes compostas por alunos da mesma série, sendo que a equipe poderá ser formada por alunos de turmas diferentes.

 

4.4 Além do professor orientador os projetos poderão contar com co-orientadores, sendo que estes podem participar de mais de um projeto.

 

5. INSCRIÇÃO

 

5.1 A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo preenchimento de formulário para esse fim, disponibilizado no site da Unifesp .

5.2 É de responsabilidade de cada escola a inscrição de seus alunos e professores com seus respectivos trabalhos, dentro do prazo estabelecido no site da Unifesp, observando na ficha de inscrição as instruções para o seu envio.

5.3 Todos os trabalhos inscritos devem apresentar informações que fazem parte da ficha de inscrição.

5.4 Cada escola poderá inscrever até (03) três trabalhos, por nível de ensino: médio ou técnico.

5.6 A Comissão organizadora do evento confirmará as inscrições por e-mail no prazo de até (03) dias do recebimento.

Exposição

6.1 A exposição dos trabalhos será no dia 19/10/12 no ICT/ Unifesp SJC, no período das 08 às 13:00 horas.

6.2 Cada escola expositora terá um espaço reservado para a exposição do trabalho, por nível de ensino.

6.3 É dever dos participantes trazer todo o material necessário para a montagem e apresentação do trabalho.

6.4 A necessidade de tomada elétrica para a exposição do trabalho deve ser comunicada por e-mail aos organizadores do evento.

6.5 Não serão permitidos nos estandes a presença e utilização de organismos vivos, exceto plantas. Espécimes mortos, desde que contidos em recipientes hermeticamente fechados, serão permitidos. Espécimes, ou mesmo partes, conservados por meio de taxidermia, não serão permitidos, assim como o manuseio de qualquer produto químico ou fluídos em geral, incluindo água (exceção para a água contida em sistema fechado, sem vazão, que será manuseado).

6.6 Não será permitida, nos estandes da feira, a presença e manuseio de substâncias e materiais perigosos, tais como venenos, drogas ilícitas, material inflamável ou bélico.

6.7 Não será permitido, nos estandes da feira, a utilização de gelo seco ou outros sólidos sublimáveis, bem como de baterias com células abertas.

6.8 Os responsáveis por cada trabalho exposto comprometem-se a permanecer no local de exposição, no decorrer da I FECIT - Feira de Ciências do Instituto de Ciência e Tecnologia da Unifesp - Campus São José dos Campos.

6.9 A apresentação dos trabalhos ao público deve ser feita com clareza, adequação da linguagem, objetividade e respeito.

6.10 É recomendável que as equipes preparem um pôster ou cartaz explicativo para facilitar o entendimento do projeto por parte dos visitantes. O pôster ou cartaz é uma ferramenta visual explicativa que deve apresentar os objetivos, o desenvolvimento, os resultados e conclusões de seu projeto de forma sucinta.

6.11 Ao final da exposição, é de responsabilidade de cada expositor a desmontagem e limpeza do local utilizado.

Transporte e Alimentação

7.1 Compete às escolas providenciar o transporte de ida e volta ao local do evento de seus alunos e materiais a serem expostos na FECIT - Feira de Ciências, bem como designar um responsável para acompanhá-los durante a sua realização.

 

7.2 A Unifesp dispõe de uma cantina no interior de suas instalações que estará oferecendo no dia da exposição um Kit lanche a preço promocional.

Critérios de Avaliação

8.1 Os projetos que participarem da Exposição concorrerão a prêmios, separados pelos níveis de ensino:, Médio e Técnico.

 

8.2 A pontuação dos trabalhos será feita com base nos seguintes critérios, no que for pertinente :

 

8.2..1 Criatividade e Inovação

A pesquisa propõe uma resposta original à questão levantada?

Apresenta um método eficiente e confiável de resolver um problema?

 

8.2..2 Metodologia Científica

Os problemas, as hipótese e as variáveis estão bem identificadas e definidas?

Os dados levantados são suficientes para sustentar as conclusões?

 

8.2..3 Relevância e Aplicabilidade

O objetivo é relevante para o usuário final?

A solução funciona e é economicamente viável?

A solução possibilita a fabricação de algum produto ou fornecimento de algum serviço?

 

8.2..4 Profundidade

Os resultados estão de acordo com os objetivos propostos?

O estudante ou grupo conhece  outras soluções ou teorias?

O estudante ou grupo tem conhecimento de publicações científicas sobre o  assunto?



8.2..5 Clareza

O estudante ou grupo apresenta com clareza o projeto, os objetivos, os procedimentos utilizados e as conclusões?

O painel de apresentação explica bem a pesquisa?

 

8.2..6 Trabalhos em grupo

As tarefas e contribuições dos membros da equipe estão claras?

O trabalho final reflete  a cooperação de todos?

Resultados e Premiação

9.1 O resultado da avaliação dos projetos será divulgado  logo após o término da exposição dos projetos.

 

9.2 As equipes vencedoras ganharão os seguintes prêmios:

 

Ensino Médio:

1º Lugar: Certificados, Troféu, Medalhas

2º Lugar: Certificados, Medalhas

3º Lugar: Certificados, Medalhas



Ensino Técnico:

1º Lugar: Certificados, Troféu, Medalhas

2º Lugar: Certificados, Medalhas

3º Lugar: Certificados, Medalhas



9.3 Haverá também premiação para o  projeto mais votado pelos visitantes.



9.4 Todos os alunos participantes da Exposição e professores orientadores receberão o respectivo certificado de participação.

Disposições Finais

10.1 Os participantes desta feira autorizam, desde já, a utilização de seus nomes e/ou imagens em mídias impressas ou eletrônicas, sem que isto acarrete ônus a qualquer dos organizadores do evento, patrocinadores ou apoiadores.

 

10.2 Com a inscrição deverá ser autorizada a divulgação do trabalho apresentado.

 

10.3 A confecção de banners ou cartazes de divulgação das escolas e/ou equipes deverá ser providenciada pelos próprios participantes.

 

10.4 A inscrição do trabalho na Feira de Ciências  implica total aceitação deste regulamento .

 

10.5 Esclarecimentos e informações adicionais sobre o conteúdo deste edital podem ser obtidos através do email: thienylemes@gmail.com ou wgindro@gmail.com ou  pelo telefone(12) 3309-9524.

 

10.6 Os casos não abordados neste regulamento serão tratados pela coordenação do evento.