Biotecnologia Molecular

Área de Concentração: Biotecnologia Molecular

 

Esta área de concentração está relacionada com fenômenos moleculares e bioquímicos. Seu principal paradigma é que uma função biológica pode ser deduzida da estrutura atômica das biomoleculas assim como das interações entre estas biomoleculas.

Portanto seu objetivo é identificar e caracterizar as moléculas envolvidas em um fenômeno biológico através de técnicas tradicionais da bioquímica ou de técnicas modernas como ferramentas da proteômica e da bioinformática.

O conhecimento obtido sobre a função e estrutura destas moléculas tem inúmeras aplicações, como enzimas recombinantes, diagnósticos clínicos e novas terapias moleculares.

 

1. Linha de Pesquisa de Química Medicinal e Biologia Estrutural

Esta linha de pesquisa lida com o desenvolvimento de fármacos, com a caracterização bioquímica e estrutural de seus alvos moleculares e suas interações com estes alvos, assim como o desenvolvimento de métodos de análise bioquímica, bioensaios e diagnósticos moleculares.

Integrantes: Antonio de Miranda, Dayane Tada, Martin Wurtele, Aparecida Sadae Tanaka,  Dulce Casarini, Alexandre Keiji Tashima, André Zelanis.

 

2. Linha de Pesquisa de Bioquímica e Microbiologia Molecular

Esta Linha de Pesquisa tem como objetivo analisar organismos patogênicos para desenvolver estratégias para seu controle a partir de conhecimentos provenientes do estudo da fisiologia microbiana de forma ampla, com conhecimentos de bioquímica e das regulações gênicas de interações moleculares entre os microrganismos patogênicos e seus hospedeiros.

Integrantes: Claudia Campos, Renata C. Pascon, Aparecida Sadae Tanaka, Sergio Schenkman.