Só para dar uma palhinha…

Guiada por essa visão, a Comissão Troca de Saberes nasce comprometida com a proposta de promover em nosso campus a participação de estudantes, professores e funcionários em atividades que tenham o potencial de integrar todas essas pessoas em um verdadeiro ORGANISMO acadêmico.  Com seu foco em auxiliar o jovem a desenvolver o sentido de participante do mundo, entende que é fundamental dar a ele a oportunidade de se desenvolver por meio de práticas relacionadas a EMPREENDIMENTOS COLETIVOS. O que está implícito nesses empreendimentos é o trabalho de tecer um cordão que unifica pessoas de gerações e lugares distintos. Em sintonia com esses preceitos, eis alguns exemplos de INICIATIVASque estão sendo programadas por esta Comissão:

  Primeiramente, é importante falar das “ESTANTES DE LEITURAS”, um conceito de prática que se apóia na idéia de estimular o desejo de compartilhar com o outro um livro que gerou momentos de reflexão e emoção na vida de algum de nós. A ação consiste em captar livros entre todos que freqüentam o ICT e deixá-los disponíveis para livre circulação, ocupando espaços públicos, tais como as proximidades da cantina ou das salas de aula. Outro projeto da Comissão é trazer a arte do CINEMA para o ICT, como forma de entretenimento e descontração, mas também como estratégia de geração de debates sobre temas importantes da vida individual e social. A Fundação Cultural Cassiano Ricardo, uma referência quando o assunto é a cultura no município de São José dos Campos, estará junto com a Comissão criando oportunidades para expandir o contato do nosso estudante com o universo da produção audiovisual. Estão nos planos, ainda, algumas EXPOSIÇÕES de artes plásticas que fazem parte do acervo da Fundação.

  Vale a pena mencionar também o “ICT SHOW”. A Comissão Troca de Saberes já começou a identificar estudantes que exercitam a música, a dança, o teatro e outras expressões artísticas, de forma amadora. O próximo passo será programar encontros regulares com esses talentos estudantis para fazerem séries de apresentações de curta duração abertas ao público do ICT.

  Como se pode perceber a partir dessa pequena amostra, todos os projetos da Comissão estão sendo pensados para atender o propósito de enriquecer a vida universitária no campus e, desse modo, aumentar o grau de IDENTIFICAÇÃO do estudante com as pessoas, os espaços e as práticas do ICT.

  Integram formalmente a comissão os técnicos em assuntos educacionais Ivan Lúcio da Silva e Thieny Lemes, a professora Luciana Ferreira da Silva e um representante discente, ainda a ser definido. Entre os seus colaboradores estão os professores: Ricardo Coelho, Juliana Cespedes, Francisco Marcelo da Rocha, Mariana Motisuke, Renato Sato e Fernando Cristóvan. Ao lado destes, o pedagogo Wagner Gindro, a assistente social Ana Carolina Moreira, o bibliotecário Gustavo Cunha. Trata-se de uma comissão aberta à participação de toda comunidade do ICT. Suas reuniões acontecem na segunda quinta-feira de todo mês.

  Para nos ajudar a concretizar esses ideais, a contribuição de todos é muito bem-vinda.

  • You may use these HTML tags: <a> <abbr> <acronym> <b> <blockquote> <cite> <code> <del> <em> <i> <q> <strike> <strong>

  • Comment Feed for this Post
Go to Top